Origami e papel marmorizado

Dobrar uma kusudama vai além do simples dobrar de papéis. Começa pela escolha do modelo…ou será do papel?…

Um modelo novo na ponta dos dedos, a espera do “papel perfeito” se é que existe papel perfeito para um modelo…provavelmente não mas que existe coincidências e conspirações cósmicas, ah, isso existe sim!

Duas amigas a conversar, eu com um novo modelo de kusudama(origami modular), em busca de um papel para dobra-la, e Irene Bulcão com lindos papéis marmorizados que resultaram de suas experiências em marmorização de papéis.
Pronto. O casamento perfeito!

ORIGAMI E PAPÉIS MARMORIZADOS

Kusudama Bulcão em móbile, 12 módulos, 6 módulos e 3 módulos


Duas artes, duas técnicas, tendo em comum o papel e hoje elas se unem para apresentar a Kusudama BULCÃO.

Kusudamas Bulcão em papéis marmorizados por Irene Bulcão

Mais que o desenvolver de um novo modelo, que implica em estabelecer um conjunto harmônico, onde dobras se sobrepõe, intercalam e se juntam para formar uma kusudama, a escolha do papel ideal é uma arte à parte que faz toda diferença no resultado final.

Kusudama Bulcão de 30 módulos em papel marmorizado(Irene Bulcão)

Marmorizar papel é desenhar sobre superfície aquosa. Espalhar porções de tinta, por sobre, escolher cores, e através de técnicas, desvendar sua beleza para como em um passe de mágica, transferir ao papel seu desenho, estes que lembram o mármore.
Embora se busque reproduzir o mesmo desenho, este se faz impossível, pois cada desenho é único, assim como cada momento, e talvez aí se encontre a verdadeira beleza, sua individualidade.

Kusudamas design Flaviane Koti em papéis marmorizados de Irene Bulcão

Irene Bulcão começou a marmorizar papel por curiosidade e encontrou tanta beleza nesse balé de cores que resolveu unir com outra paixão, o Origami, um casamento que deu certo. Não satisfeita, dividiu conosco suas descobertas ensinando em vídeo como ela Marmoriza os papéis.

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=nSukTa0B0I4&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=QHo-yy7ffYM&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=LXPszl2TmVU&feature=channel&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=6DX2fCLDhtc&feature=channel&list=UL

Papéis marmorizados por Irene Bulcão

A kusudama Bulcão recebe esse nome em homenagem e agradecimento a Irene Bulcão, uma amiga que o origami me presenteou.

Kusudama Bulcão(variação), em papel marmorizado

Digo mais, dobrar uma Kusudama Bulcão em papel  marmorizado é perfeito. O papel se curva a dobra, sua modelagem se mantém, seus desenhos se revelam, dando harmonia ao conjunto e beleza a peça.
Vale a experiência.

Kusudama Bulcão em versão Floral

E para quem gostou e quer adquirir lindos papéis marmorizados pela  Irene Bulcão ou trocar ideias com ela sobre o assunto, deixo seu contato pelo Facebook AQUI e seu álbum de fotos AQUI

Cada dia é um novo aprendizado, em cada dobra feita um novo aprender, uma nova descoberta e assim a vida segue, cada vez mais colorida e agora marmorizada.


Autoria das Kusudamas: Flaviane Koti
Diagrama da kusudama Bulcão: indisponível, por enquanto.
Módulos: 3, 6, 12 e 30 módulos com variações.
Papéis: Marmorizados Irene Bulcão

Bjs e até a próxima.
Flaviane Koti

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

3 comentários em “Origami e papel marmorizado

  1. Nas dobras dos papéis tenho encontrado muita felicidade, uma delas essa amizade que temos dobrado a cada encontro … espero poder continuar salpicando cor nos papéis para que se espalhe beleza pelo mundo … por falar em beleza o Bulcão florescido ficou um escândalo!!! Vou ter que marmorizar uma leva especial para eles … Imensamente agradecida!!!

    Curtir

  2. Irene, Flaviane, papéis marmorizados, kusudamas… Um encontro, uma oração, um amor revelado, amizade alicerçada em curvas que se dobram, que se redem ao papel. Bulcão: onde o amor se faz, uma válida experiência, um presente pra gente.

    Curtir

  3. Flaviane e Irene, dois talentos que tive a honra de conhecer! desta mistura só poderia resultar um trabalho harmonioso e perfeito! Parabéns e que esta parceria se prolongue e dê ainda muitos frutos! beijo grande

    Curtir

Os comentários estão encerrados.