A HISTÓRIA DE SADAKO e a lenda dos tsurus
Quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, a menina Sadako tinha 12 anos. Foi ferida contudo ainda teve uma infância normal. Gostava de brincar, correr, até que começou a sentir tonturas, até não mais conseguir se levantar. Levada ao hospital foi diagnosticada com leucemia, doença causada pelos efeitos radioativos da bomba.
No Hospital, a melhor amiga Chizuko, levou-lhe papéis de Origami e contou a lenda japonesa dos 1000 tsurus:
Dobrar 1000 tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, pode realizá-lo.
Sadako se pôs a dobrar com a esperança que seu desejo de cura fosse atendido. No entanto, não resistiu e veio a falecer em 25 de Outubro de 1955. Ela conseguiu dobrar 644 tsurus.
Seus amigos dobraram o restante para que fosse enterrada com os 1000 tsurus e fizeram mais. Jovens de todo país se uniram para recolher fundos e construir um monumento que eternizasse sua memória, tornando-se realidade em 1958.
No Parque Memorial da Paz, foi construída uma estátua em sua memória e de todas as crianças mortas pela bomba, com os dizeres:

No parque Memorial da Paz, em Hiroshima, foi construída uma estátua em sua memória e de todas as crianças mortas pela bomba, com os dizeres:
“Eis o nosso clamor
Eis a nossa prece
Para construir a Paz no mundo.”