Simbologia Flor de Lótus

Flor de Lótusconsiderada sagrada em várias culturas, sua simbologia é relacionada ao crescimento espiritual do homem em busca de iluminação.

Flor de Lótus modular, designer Flaviane Koti, publicada no livro O Origami e o Tempo

A flor de lótus é uma planta aquática, cresce em meio a água lodosa e só floresce depois de atingir a superfície, permanecendo com suas pétalas imaculadas, sendo estas auto limpantes. Devido a força de seu caule, pode se elevar alguns centímetros acima da linha d’água. Seu crescimento e desabrochar é comparado a busca do homem pela espiritualidade e progresso da alma.

Quando em botão, a flor de lótus simboliza os seres que, ainda não atingiram a iluminação, todavia quando estes ensinamentos começam a se consolidar internamente, a flor se abre. Esse é um dos motivos por se ver a representação do Bhuda sobre flores de lótus aberta.

Conta a lenda Budista que, quando Bhuda deu seus primeiros passos, flores de lótus surgiram sobre suas pegadas.

  • LÓTUS BRANCA – representa a total pureza da mente e perfeição espiritual. Normalmente tem 8 pétalas que correspondem ao caminho da óctupla senda. Ela é tipicamente associada as flores dos Bhudas.
  • LÓTUS VERMELHA – Simboliza a natureza original do coração. é a lótus de muitas qualidades, incluindo o amor, compaixão e paixão. Lótus de Avalokitesvara, o buda da compaixão.
  • LÓTUS AZUL – É a vitória do espírito sobre os sentidos, representa a inteligência, sabedoria e conhecimento. A lótus azul nunca será totalmente aberta e seu miolo nunca é visto.
  • LÓTUS ROSA – é confundia com a branca mas a rosa é a lótus de todas as lótus. É suprema e reservada para as mais altas divindades. É a lótus tradicional do Buda histórico.