Simbologia da Sakura

Sakura- flor de cerejeira

Considerada a flor símbolo do Japão, é repleta de lendas e crenças, além de uma beleza excepcional.

Sakuras em flor, foto tirada em Lumiar, cidade da região serrana do RJ

Sakura é uma modificação do nome Sakuya, proveniente da princesa Kono-hana-sakuya-hime ( princesa das árvores das flores abertas), a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira.

Outro aspecto de forte significado da Sakura é a associação com os samurais. Sempre prontos e dispostos à dar suas vidas em nome de seus mestres a qualquer momento. No período feudal, a vida desses guerreiros era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que dura pouco mais que três dias.

Foto tirada em Lumiar, cidade da região serrana do RJ

No Japão, há muitas variedades e sua breve floração acontece entre os meses de março e abril. Marca o começo de um novo ciclo, o inicio da primavera, e transforma a paisagem. Uma “chuva” de pétalas em tons de rosa ao branco, recaem sobre o país um espetáculo da natureza, quase mágico. Nesse curto período de floração, os japoneses se reúnem sob as árvores para apreciar, fazem pequi-nique, conversam, contemplam… Essa prática se chama HANAMI, o Festival das Sakuras.

Já no Brasil, devido a variação climática, poucas variedades se desenvolveram e apenas em locais onde as temperaturas são mais baixas em períodos maiores durante o inverno, é possível vê-la florescer. Sua floração acontece entre os meses de julho e setembro.

Móbile kusudama Hanami (flaviane Koti) e Estrela Marinera Doble (Aldos Marcell). Modelos publicados nos livros Origami em Flor e Origami sin Fronteras