FOTO-TUTORIAL Origami Modular TSURU – curiosidades

ORIGAMI MODULAR TSURU – a ideia foi unir a simbologia das Kusudamas (Bolas-Curativas) com a do Tsuru, um origami cheio de história, curiosidades e lendas, que encanta pessoas através dos tempos.

Uma realização pessoal que compartilho hoje com vocês.


O TSURU é sem dúvida o origami mais conhecido em todo o mundo. 

TODOS que aprendem origami querem fazer o “passarinho”, como costumam chamar. Quando a gentileza nos permite, explicamos que na verdade o passarinho é a representação de um Grou (Grus Japonensis), uma espécie do Japão dentre as várias existentes no mundo, considerada a mais majestosa, estando em extinção…


Para os japoneses, é uma ave sagrada, simbolizando paz e vida longa. O chamam de “pássaro da felicidade”. 

Representada nas artes, literatura,  folclore rico e lendas da cultura japonesa. 

 

Simboliza também a fidelidade de casais, devido a monogamia na espécie, por isso é tão vista nas cerimônias de casamento.

Sua existência assim como sua longevidade deram origem a muitas lendas. Acredita-se que a dobradura do Tsuru, surgiu como consequência disto, em um tempo onde a identidade do criador da dobradura, se perdeu no tempo e ensinamentos.

 

Hoje quando nos referimos a ela chamamos de Tsuru Tradicional, assim como o Lírio Tradicional…. Por muito tempo a tradição do origami e suas dobraduras se deram, principalmente, pelas mulheres japonesas que ensinavam as crianças. 

 

Em uma das lendas japonesas se diz que: 

“se dobrar 1000 tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, este poderá se tornar realidade.”





Se é verdade? Se dá certo?…

 

Penso que tudo na vida é uma questão de acreditar.

Quando se apresenta uma ideia nova, um novo conceito, é preciso, antes de mais nada, que VOCÊ acredite. Para daí querer que alguém acredite e “compre” sua ideia, não é mesmo!?

Acredito que cada dobra feita, com carinho e dedicação, possa despertar alegria em alguém, um sorriso em algum lugar… em algum momento.


Nas Kusudamas ou Origamis Modulares, depois de horas imersas em dobras, na busca da forma imaginada, há uma satisfação em ver a sinergia do trabalho concluído.

O conjunto se torna uma peça única e adquiri uma carga de boas energias, que ganhará o mundo em busca de um sorriso, e isso me faz querer recomeçar tudo de novo.


Há muito mais para se falar do Tsuru, mas deixarei para outra postagem.

 

Para ver um Tsuru ou Grou ao vivo e a cores, o melhor lugar é no parque Tsurui, localizado em Hokkaido, no Japão, é considerado o santuário de Grous. Estando de passagem por lá, vale a visita.

 

http://www.vill.tsurui.lg.jp/



Ficha técnica:

Design Flaviane Koti

Origami Modular TSURU criado em 15/07/2013

Papel face simples em proporção 1:3 (5 x 15cm)

30 módulos e 12 módulos – Diâmetro: 12cm e 8cm

FOTO-TUTORIAL


 Bjs, boas dobras e até a próxima!

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

Um comentário em “FOTO-TUTORIAL Origami Modular TSURU – curiosidades

Os comentários estão encerrados.