Desmistificando dobras – diagrama Cartão e Envelope Lírio

Julho ficou para trás mas deixou lindas lembranças. Foi o mês dos Encontros de origami em SP e no RJ e felizmente eu pude participar de ambos.
Em poucas palavras foram incríveis em todos os sentidos e agradeço, sem colocar nomes pois posso esquecer de alguém e isso seria terrível,  à todos pelo carinho com que fui recebida, pelos organizadores, convidados, contribuintes, sim, aquelas mãozinhas que trabalham nos bastidores fazendo com que tudo fique pronto e aconteça para nossa alegria, enfim, à todos meu muito obrigada, já esperando ansiosa pelo próximo encontro(aff, meu cartão tremeu! juro!)rsrs.

Na Convenção do Dobras no Rio, tive a grata oportunidade de ministrar duas aulas onde ensinei o CARTÃO LÍRIO, ENVELOPE LÍRIO com dicas de suas possíveis variações, a MANDALA LÍRIO e a FLORA LUZ, um modular de 4 peças  bem simpático, todos de minha autoria e criados tomando como ponto de partida o origami tradicional lírio e suas dobras, que gosto muito.

Um origami é considerado tradicional quando não se sabe quando nem quem foi seu criador, mesmo por que, antigamente os origamis eram passados de pessoa à pessoa. Não existia diagramas como hoje nem a preocupação de quem era o autor da obra, e sim que fosse transmitido. Hoje contamos com diagramas e com a internet  e vamos nos adaptando aos tempos modernos com suas urgências e impaciências.

Grata também pela paciência e carinho de todos que assistiram minhas aulas, a Irene Bulcão que foi uma monitora exemplar na aula me ajudando, ao  Tico Volpato que assistiu a aula e deu uma dica valiosa no Cartão Lírio(obrigada Tico), sem esquecer de avisar que o querido blog do Tico, o Desdobrei está de volta para nossa alegria, com suas postagens e textos imperdíveis.
Vida longa ao Desdobrei!

O papel  com ideogramas foi feito pelo Marcelo Kono, em seu blog ele disponibiliza a impressão.

O Cartão Lírio foi meu primeiro origami “criado” já que surgiu meio que por acaso, uma vez que nunca me imaginei criando nada e já me dava por feliz em conseguir dobrar origamis criados por outras pessoas. Não houve cálculo matemático para chegar a essas dobras, apenas brinquei com o papel e o deixei me levar por suas dobras e chegar ao que queria. Acho que foi sorte, obra do acaso…ou instrumento do destino?…

Na dobra do Envelope Lírio, pode-se fazer varições para coração e tsuru.

Depois dele, me empolguei e muitas outras dobras surgiram, mas isso é assunto para outro post.

 E foi assim, simples assim, e agora divido com vocês o diagrama do Cartão Lírio e do Envelope Lírio, feito pela querida Vera Young do Blog Coisas de Papel, que gentilmente aceitou diagrama-los para nós. Obrigada Vera.

Espero que gostem e divirtam-se como eu me divirto com eles.

 DIAGRAMA CARTÃO LÍRIO


DIAGRAMA ENVELOPE LÍRIO



Estes e muitos outros diagramas são encontrados no livro “ORIGAMI EM FLOR, Kusudamas, Guirlandas e Buquês” de Flaviane Koti e Vera Young.

É isso! Bjs divirtam-se e até a próxima.

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

16 comentários em “Desmistificando dobras – diagrama Cartão e Envelope Lírio

  1. Querida Flaviane, muito boa sua abordagem sobre o origami no ontem e no hoje… É uma boa discussão, é para ser aprofundada…E muito obrigada pelas palavras carinhosas… Fazer os diagramas para você foi uma honra e um prazer…Beijinho.

    Curtir

  2. Oi Flaviane,adorei também o texto sobre o origami. Sobre as criações nem preciso dizer que amei né? Amo lírios!Já me contaram que suas oficinas foram ótimas, e todos saíram encantados.Obrigada por disponibilizar os diagramas, e parabéns à Vera Young também!Este mês realmente foi memorável. Eu também adorei te conhecer, dobrar e rirmos juntas foi o melhor. Realmente o tempo foi muito curto, quando tudo é muito bom, dura pouco, mas tenho esperanças de podermos passar um tempo maior juntas e colocarmos as novidades em dia.Obrigada pela visita e o carinho de sempre.Beijão!

    Curtir

  3. Oi Flaviane!Lembra de mim? Nos conhecemos no DoBras o ano passado!Parabéns pelas criações! São lindas!Agora estou meio afastada das dobras e dos eventos pois estou cuidando do meu bebê, mas assim que eu conseguir dobrarei o envelope e o cartão lírio que achei lindos!Beijos!Agnes Tame

    Curtir

  4. FlavianeOi. Tudo bem? Saudades.Parabéns. Adorei as suas criações. Pena não ter prestigiado a sua oficina, mas… Bem, não faltará oportunidade. Gosto muito do seu blog, dos seus trabalhos, dos seus textos… Espero vê-la em breve. Tenha um excelente final de semana. Beijos.

    Curtir

  5. Olá, tudo bem?Conseguiu descansar um pouco?Obrigado por disponibilizar os diagramas e pela breve explicação sobre dobras tradicionais e a comparação entre como era e como é agora.Bom, vc sabe que adorei sua oficina e que vc tirou de letra. Soube explicar corretamente. Não deixou dúvidas. Conseguiu que todos aprendessem bem as suas dobras. Exímia professora! Parabéns!Tenha um excelente final de semana e tudo de bom.

    Curtir

  6. Olá Cati! Fico feliz em saber que gosta dos trabalhos apresentados no blogue. Seja bem vinda ao maravilhoso mundo do origami.Uma forma legal e instrutiva de divulgar o origami é dobrar uma peça, tirar uma foto legal e publicar no seu blogue, ai sim, colocar o LINK, do site, de onde foi tirado, com autoria, etc e tal…abraços

    Curtir

Os comentários estão encerrados.