Kusudamas, diagramas e um pouco mais do mesmo

Alguém já ouviu estas frases?

“Tem mas acabou.”
ou
“É igual, mas diferente”.

Bom, quem mora no Rio, já deve ter escutado… eu escuto bem mais do que gostaria, principalmente por vendedoras. Não me espanto mais nem me dou ao trabalho de tentar explicar a incoerência da frase.
Mas, por mais incoerente que possa parecer, ao fazer este post me vi em meio a esta incoerência.
O caso é que, o que tenho para mostrar hoje É IGUAL, MAS DIFERENTE!?

Pois é, são móbiles,(normal)
de kusudama,(mais normal ainda)
com modelos repetidos,(isso já é falta de criatividade!)
mas em cores diferentes.(ok, me dêem uma chance)

Kusudama Dinara de Marcia Moura

Tem modelos de kusudama que me fascinam e sempre me vejo dobrando, senão pensando em uma combinação para dobra-los. Entre eles a kusudama Dinara é presença constante em meus móbiles. Já perdi a conta de quantas fiz e vou dobrando, dobrando, dobrando…

Outro detalhe que me chama a atenção nas kusudamas é que podemos encontrar o mesmo modelo, com o mesmo papel, dobrado por pessoas diferentes, mas como resultado final sempre haverá diferenças. Seja na montagem do móbile ou em seus acompanhamentos. Um móbile de origami dificilmente será igual a outro. Bom ,né!

Kusudama Dinara, Spring de Tomoko Fuse e Buterfly de Minako Ishibashi

Estes são exemplos de como a montagem pode transformar kusudamas iguais em móbiles tão diferentes.
Fica bem ao gosto do freguês.

Kusudama Dinara, InfinyII de Miyuki Kawamura, Ostrum de Nina Ostrum

A kusudama Dinara, é uma criação brasileirissima, é da Marcia Moura e o nome da kusudama é uma homenagem a sua mãe. Ela tem um blog e lá você pode encontrar outros modelos criados por ela, inclusive com diagrama disponibilizado por ela.

kusudama Dinara e Bougainville by Isa

Se você leu até aqui, pode achar que a criatividade não tem passado por aqui ultimamente ou ao contrário…
O que posso dizer é que pretendo dobrar muitos Dinaras ainda, embora tenha dobrado outros modelos também.

Kusudama Bloom by Mio Tsugawa

A kusudama Ostrum, de autoria da Nina Ostrum, é outro modelo que gosto muito. Com seus 6 módulos apenas, tem um efeito incrível e fica bem acompanhado de outros modelos como o Infiny2.

Kusudama InfinyII de Miyuki Kawamura e Ostrum de Nina Ostrum
Kusudama Spring, Ostrum e Buterfly

Ou o Spring e Buterfly;

Kusudama Tornilho, Dominanta Star

Com o Kusudama Tornilho é perfeito, talvez pelo dois modelos parecerem estrelas;

Kusudama Gyroscope e origami pavão

Kusudama Fragrance de Mio Tsugawa

Kusudama floral de Tomoko Fuse, Little Turtle de Tomoko Fuse

Este floral da Tomoko Fuse foi dobrado com os papéis que ganhei da Ivani. ela tem um bom gosto danado pra combinar tons e estampas.

Kusudama Rosas de James Sakoda

E agradecendo a paciência de quem leu até aqui vou deixar alguns links de diagramas e vídeos das respectivas peças. Para quem é fã de um FAÇA VOCÊ MESMA, diversão garantida por horas.

Diagrama kusudama Dinara – AQUI
Diagrama kusudama Ostrum – AQUI
Diagrama kusudama Spring –  AQUI
Diagrama kusudama Little Turtle – AQUI
Diagrama kusudama Bougainville – AQUI
Link com vídeo de vários kusudamas.- AQUI
Vídeo kusudama InfinyII – AQUI
Vídeo Rosa com base tsuru – AQUI
Link com vários diagramas de kusudama da  Lukasheva Ekaterina
Site com muitos diagramas de diversos autores – AQUI

Kusudama Buterfly

Outra dica para quem está começando agora e procura por diagramas, o GOOGLE é uma ferramenta indispensável. Basta digitar palavras chaves como: KUSUDAMAS DIAGRAMAS (imagens) KUSUDAMA PASSO A PASSO ou HOW TO MAKE KUSUDAMAS VÍDEO

Agora acabou!
Até a próxima.
Bjs
Flaviane Koti

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

33 comentários em “Kusudamas, diagramas e um pouco mais do mesmo

  1. Hoje eu sei quem luta pode vencer, Ousar é a melhor maneira de vencerSE VOU VENCER SO DEUS SABE MAS DESISTIR NUNCA.Enquanto houver vontade de lutar haverá esperançaa mim interessa sómente o futuro onde vou morar.Sei que parada não posso ficarnem ter medo do futuro chegar.Não posso passar todo tempo murmurandoe desanimando meus amigos e amigas.E sim passando coragem e dizendolute pela vida..Vale a Pena Viver..Um lindo final de Domingobeijos no coração ,,Evanir.Morre a tristeza nasce a esperança.sem poder digitar mais seguindo seu lindo blog.

    Curtir

  2. Nossa, que arco-iris para os olhos!Todos lindos, e perfeitos!E aquele Dominanta Star, vc tem algum video dele? Lindo!Realmente o dinara é lindo e uma delicia dobrar, já fiz dois deles, e vc me inspirou a dobrar outro…Legal vc divulgar quem fez não sabia, e vou fazer uma visita por lá.Bjs e parabéns!Vc é uma inspiração!!!

    Curtir

  3. Olá, Flaviane! Amei o \” é igual, mas diferente\”, então são parecidos ou semelhantes?! Eis a questão. É, chamamos de cacofonia coisas que se repete ou que a gente tenta dar enfase, como \”subir lá em cima ou descer para baixo\”, \” Muito pouco\” (se é muito, então não é pouco ou então é pouquissimo). Chega de correções ortograficas e de Português, nada contra nossa líingua, mas parando para se pensar no final todo mundo se entende. Dia deste recebi um e-mail criticando-me. Confesso que cometo erros de Português (escrita e fala) na hora do post. Alguém enviou dizendo, \”será mesmo que você é professora, com tanto erro?\” (algo assim, para encurtar a estoria).O bom disto tudo, é que alguém visitou meu blog.Ah! Teu prêmio está a caminho. Desculpa a demora.E meus erros de escrita. rsrsrrsrs.

    Curtir

  4. Flaaaaaaaa quanta coisa linda e vc não economiza nos papéis em heeehehheAh eu não acho falta de criatividade repitir modelos, semp5re temos os nossos preferidos! =DFla como que vc faz os seus oripads?? beijão

    Curtir

  5. Liiiiindos! Eu acho que apesar das dobras serem iguais, o acabamento realmente fica com a personalidade de cada um. E os seus são realmente maravilhosos. Adoro as combinações de kusudamas, e cores que você faz. Muito bom gosto. Beijão!

    Curtir

  6. Heráclito disse: \”Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio,pois ao entrar o rio não é mais o mesmo\”…Com o origami também é a mesma coisa, cada vez que dobramos um mesmo modelo, ele já mais será igual a dobrado anteriormente. Como diria Lulu santos: \”Nada do que foi será, de novo do que jeito que já foi um dia…\”

    Curtir

  7. Oi, Flaviane!Muito agradecida por tua visita! Adoro visitar teu blog, pois além de encher os olhos com teu bom gosto e criatividade, ainda encontro muita generosidade! Grande abraço e criatividade pra que te quero!!=]

    Curtir

  8. E outro comentário igual ,mas diferente(rsrs): trabalho perfeito!! De encher os olhos!!Parabéns, Flaviane! É sempre um prazer visitar seu blog!Beijos e boa semana!

    Curtir

  9. Essas frases são mesmo corriqueiras mas não acho que se aplicam aos trabalhos de origami. Cada um deles por mais igual que possam parecer, algum detalhe diferente ressalta aos olhos e quem o faz sabe que a emoção influencia por demais a sua feitura. Fico olhando estes trabalhos e me dá uma vontade louca de aprender, daí me lembro que preciso de uma coordenação motora bastante fina… rs. Boa semana! Beijus,

    Curtir

  10. Flaviane, que origamis maravilhosos você tem aqui!!! Fiquei admirando tudo por aqui… estou seguindo seu blog, gostei muito ;)E obrigadão por passar lá no Origami Constructo ^^

    Curtir

  11. Oi Flaviane, tudo bem?Obrigado pela visita. O que ilumina meu blog não é o Sol como pano de fundo, mas as visitas iluminadas dos origamigos.Sobre mudar, entendo que mudar é sempre bom, mas mudar qdo for necessário. Acho que disse isso no meu primeiro comentário em seu blog, que ele tinha me conquistado só pelo nome \”Terapia do Papel\”, pois para mim o origami é uma excelente terapia……me ajuda a economizar com terapeutas….kkkkkkNa minha humilde opinião, seu blog não tem que mudar em nada. Aliás, só aumentar a quantidade de postagem……que tal uma ou duas por dia?! heheheGosto muito da maneira como escreve e o que escreve.Qdo é que vai ter um encontro internacional de origami em Búzios?! Ia ser muito legal, né?! Mas dá um trabalhão……vc já pensou em participar do grupo Dobras. Ele é daí do RJ e a atual presidente, a Jaciara, é super gente fina. Aliás, todos que conheci do Dobras são super gente fina. Fica a dica.Tudo de bom e um resto de semana iluminado.Ah! Feliz dia do amigo (mesmo que virtual) ontem, hoje e sempre!PS: vc é quem nem a Isa Klein….produção em massa e mantendo a excelente qualidade. Parabéns!PS2: obrigado pelos diagramas.

    Curtir

  12. Flá querida, eu acho tão lindos seus trabalhos, e, pra mim, tão originais e diferentes!!!A cada imagem fico mais maravilhada!!!Você também trabalha com composições de cores mará! Achei divino o móbile azul turquesa!!!Parabéns, minha amiga talentosa!Te desejo uma semana abençoadaBeijossssssssssssVero

    Curtir

  13. Fla, estou há tanto tempo sem comentar, eu sempre leio, mas a correria tem me impedido de comentar mais vezes ;o( Mas não tem jeito eu entro aqui e fico hipnotizada com teu trabalho, achando tudo lindo demais! Você tem mãos abençoadas.Beijocas ♥

    Curtir

Os comentários estão encerrados.