Embrulho bonito é tudo de bom.

Tão importante quanto o presente é o embrulho. Pelo menos é assim para os japoneses.

Quantas vezes nos encantamos pela embalagem, algumas, mais que o próprio produto ou presente em si, quantas vezes compramos algo só porque vem em uma linda caixinha. Até meu marido, não pode ver uma lata de biscoito que quer comprar, pena que moramos na praia, nada de metal sobrevive a maresia.

A verdade é que adoramos um presente bem embrulhado, e se puder ser reutilizado melhor ainda, pensando sobre isso e depois de se aventurar em artes alheias, surgiu esse post e tem surpresa no final.

Vou começar com as caixas, ah… essas caixinhas, seja de papel, mdf, plástico ou lata, a questão é que elas exercem verdadeira hipnose sobre nos(pelo menos sobre mim). É incrível como estou sempre precisando de uma caixa nova para organizar objetos.

Quem me visita conhece os chaveiros em ORINUNO que mostrei AQUI
Tem um vídeo que ensina a fazer o kusudama Brocade AQUI

chaveiros de tecido-orinuno

Queria uma embalagem adequada à eles, que se transformassem em algo irresistível, assim veio a idéia das caixinhas de mdf com tampa forrada de tecido.
Dicas para forrar caixa de mdf com tecido AQUI

Para base, lixei, passei uma mão de base para artesanato, três mãos de tinta na cor desejada e verniz spray.

 Para tampa, lixei, passei uma mão de base para artesanato e pintei com a cor escolhida apenas por dentro, depois colei o tecido com cola branca e só!

Por enquanto só fiz duas, não parece mas dá trabalho.
Com isso a imaginação dá sinal de vida; 
Final do ano passado ganhei lindos papéis japoneses de um amiga e guardei para fazer algo especial. Eis que foram parar nas caixinhas e agora posso admirá-las todos os dias.
Ás vezes é bom brincar em novas áreas artesanais, não fica nenhuma obra de arte mas proporciona uma enorme satisfação.
estas enfeitam a mesa da sala agora
e a saga continua;
As caixas de origami com papel não podem ficar de fora.

Utilíssimas para guardar os móbiles e como embalagem para presente.
Alguns modelos são de fácil execução e permitem variações no tamanho de acordo com a necessidade.
AQUI um vídeo ensinando a fazer uma caixa com tampa com apenas duas folhas de papel.
AQUI um tutorial usando a base da caixa de origami.
AQUI uma técnica que uso para deixar a caixa mas firme, mas uso folhas de catálogo no lugar de papelão.

caixa feita para os porta guardanapos
Curiosidade:
No Japão tudo é cuidadosamente e primorosamente embalado. Em uma caixa de biscoitos,  são embalados um a um, acomodados em compartimentos plásticos para que não quebrem e por fim a caixa. Um exagero!?
Faz parte da cultura japonesa, o lixo é quase todo reciclado e não se paga mais por isso, então não vamos julgar.

Existe uma infinidade de modelos de caixa em origami. A quem interessar, digitando ORIGAMI BOX TUTORIALS no google, vai se deparar com uma enorme variedade de modelos. Diversão garantida.

Não podemos esquecer a técnica do furoshiki, além de ecológico, vamos combinar, é chiquérrimo.
Para saber mais sobre ela clica AQUI e AQUI
Atualizando
A Luci do Postando sobre artes tem um post com instruções para fazer vários modelos de bolsa com a técnica do furoshiki. Vale a pena conferir. AQUI

Tenho carinho em forma de selos para agradecer.

Este pela Isabella Kida do blog Quando surge um pensamento.
Seguem as regras:

1ª Postar o selinho no blog.
2ªIndicar um filme que tenha te marcado e dizer o porque.
-nenhum em especial
3ªIndicar 5 amigos e avisá-los.
Este foi da Adriana Rosário do blog Origami com amor


Muito obrigada meninas pelo carinho. ficam guardados no coração.

Meus indicados são todos aqueles que passam por aqui.


 E para terminar o post um convite que recebi para o lançamento da coleção de inverno da Farm.

Qual a mulher que não gosta de ser mimada!?
Adorei o carinho, o cuidado, o perfume, sim, ele veio perfumado, adoro isso!
O cartão em si, feito de papel vegetal já virou borboleta, e o porta retrato que ganhou um Tsuru, já está enfeitando e perfumando meu atelier.


E para quem teve toda paciência de ler este post enorme, deixo uma surpresa.
O blog, desde Setembro/2010 já teve mais de 15.000 visitas e mais de 100 seguidores. Tem que comemorar não é mesmo e nada melhor que um sorteio, então que seja:


Quem deixar um comentário com E-MAIL, neste post até dia 26/02/2011 vai concorrer a este prêmio.
Só isso!!!

-UMA FUROSHIKI COM INSTRUÇÕES
-UMA CARTEIRA DE ORINUNO
-UM PORTA MOEDAS DE ORINUNO 


À todos boa sorte e obrigada pela companhia.
Bjs
Flaviane Koti

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

33 comentários em “Embrulho bonito é tudo de bom.

  1. nossa…Adorei tudoh !Eu simplismente acho o brocade lindoh, eu fiz um chaveirinho para o meu celular com o brocade, e amei esses que vc postou…Perfeitos !Eu keru começar a trabalhar com orinuno tbm, mas acho que a paixão não vai ser a mesma do origami não…Beijo !

    Curtir

  2. Nossa! Me empolguei e esqueci de comentar….Adorei as caixas forradas, isso me lembrou que tenho várias caixas que nunca mostrei no blog. Preciso fazer isso… Aí te aviso,rs.Tb gostei da idéia de forrar com os papeis japoneses, assim da pra usar numa caixa maior e não perder papel. Ótima idéia.bjok.

    Curtir

  3. É de encher os olhos!! Lindas caixas! Também eu sou doida por caixas e latinhas. Quanto ao furoshiki, eu me lembro dele, mas não era tão chique assim…rsrs Minha mãe sempre usava para mandar um prato para alguém. Era um prato por baixo, a comida, um prato por cima (virado para baixo), que depois virava uma trouxinha feita com o pano de prato. Bem firme, com dois nozinhos. Quantas lembranças! Parabéns, Flaviane, pelo trabalho delicado e inspirador! E que você continue a ver muitas flores no papel!E como eu também quero participar dessa festa, aqui vai meu e-mail: umacartinha@hotmail.comBeijos.

    Curtir

  4. Oi Flaviane! Tudo bem?Acabo de conhecer seu blog e adorei! Vou te add nos favoritos ok?!Você está de parabens pelo capricho e carinho com que trata suas peças e seu blog! O meu anda tão paradinho.. :/ Correria vc sabe como é..Uma ótima semana pra você! Um beijão!

    Curtir

  5. Eba!!! Comemoração!!! Que delícia! E, pra variar, tudo lindo!!!!! Parabéns!Claaaaaaaaaaaaaro que eu quero ganhar! Tá certo que sou uma azarada em sorteios, mas quem sabe??!!! :Disa.klein@uol.com.brBeijos no coração!

    Curtir

  6. Flavi querida!!! Qta coisa bonita nessse post!!!Amo td o q vc faz. É td feito com tanto carinho, tanto zêlo. São obras de arte!Qto as caixinhas, acho até q eu ter me casado com um descendente de japonês deve ser pq tenho um pezinho por lá, pois tb AMO caixinhas e caixinhas 1000. Qto mais tenho, mais preciso delas. Hssss Ahhh e eu tb sou apaixonada por embalagens bonitas. Desde criança me encanto com as emlabagens, papeis e enfeites antes do presente. HsssE esse sorteio?? Seu bloguito é um ENORME sucesso e merece todo carinho q recebe. Esse sorteio vem para abrilhantar a amizade q esse espaço tão bacana nos permite. Lindos, lindos os presentes.OBRIGADA pelo carinho constante. Bjs 1000. ;Danna-silva@uol.com.br{http://segredosdaanna.blogspot.com}

    Curtir

  7. Oi Flaviane, td bem?Também gostaria de concorrer ao sorteio!Sabe, adoro entrar no seu Blog e dar uma espiadinha sempre!Voce consegue transmitir carinho, delicadeza, capricho, bom gosto, … muitas coisas boas mesmo!Parabéns!!!Beijinhosmatiko.ishida@gmail.comwww.origamidamatiko.amawebs.com

    Curtir

  8. Garota, sorte de quem acompanha seu blog, né? ainda bem que eu a visito diariamente,pra estar em dia com as novidades. Ainda não tirei da lembrança a sua coleção. Ate tentei fazer alguma coisa ( qualquer coisa,rsrs) com tecido mas não obtive sucesso. Hoje você me animou novamente! E as caixas, hein? Fala sério… divinas. E pra fechar com chave de ouro: os prêmios !!!!! Eu quero, senão eu choro.e-mail: catiabrpereira@yahoo.com.br

    Curtir

  9. Flaviane, adorei seu blog nunca tinha visitado antes mas realmente é lindo adorei a imagens as flores do fundo também tudo de muito bom gosto, eu assim como você adoro latas e embalagens fico encantada sempre que ganho um presente com uma embalagem bonita tenho que fotografar antes de abrir.Estou na espectativa de ser sorteada até hoje não ganhei nenhum destes sorteios quem sabe será este o primeiro e olha que eu sou fã de estampas de animais tomara que dê \”zebra\” para mim desta vez. heheheAfinal de contas veio tudo a calhar de conhecer seu blog por acaso hoje, acho que a sorte está do meu lado…Bjs e fico na torcida…ariane@working.com.br

    Curtir

  10. Sim!! Às vezes o embrulho é o próprio presente!! Também adoro caixinhas, principalmente porque adoro colecionar coisas! 😉 Quero participar do sorteio!! Tudo muito lindo e inspirador, pena que eu seja uma negação em trabalhos com várias técnicas e delicados! Luzdeluma@ovi.comParabéns pelos selinhos e mimos!! Bom fim de semana!!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.