Coleção alto verão 2011

O dom de criar algo novo é para poucos e estes merecem todo nosso respeito,  admiração e agradecimento.
Sempre friso que não sou eu quem crio os modelos das kusudamas mas, tomo a liberdade de reproduzí-las transformando-as em móbiles, seja com papel ou tecido.
Uma arte tão bela com um significado tão forte deve ser mostrada ao mundo assim mostro para vocês primeiramente minha “Coleção alto verão 2011”

Chamada kusudama buterfly

A dobradura em papel se deu em vários lugares do mundo, mas onde criou fama foi no Japão, e hoje o nome Origami  é associado as dobraduras em geral.

Vermelho total

Sua origem exata é desconhecida mas a invenção e divulgação está relacionada diretamente aos costumes religiosos e se tornou parte da herança cultural japonesa sendo passada de geração à geração.

A superstição é um tema  presente na cultura japonesa. Talvez venha daí a crença nas kusudamas, seu poder e sua proteção.

Os japoneses sempre tem amuletos por perto, seja consigo, no carro, em casa ou no ambiente de trabalho.

Vale o ditado,
 “é melhor prevenir do que remediar.”
Com a internet tudo ficou mais rápido, fácil, acessível. Os modelos de origamis e  kusudamas se multiplicaram rapidamente.
modelo floral globe by Tomoko Fuse
 A cada dia surgem modelos novos e o mais incrível é que a maioria se dá a partir de um papel quadrado.

Há modelos de kusudamas que são clássicos, como o Sonobe, Spring, blutenball.

No começo eram 70 dobraduras e média, hoje são milhares.

E esse número não para de crescer, a cada dia surgem novas dobras, é um mundo a ser explorado, transformado.

Entre tantos criadores estrangeiros temos alguns representantes brasileiros, uma delas é a Isa Klein, que através de brincadeiras e confraternizações, nos presenteia com diagramas de suas criações.

Kusudama Muni, criação Isa Klein

Não sou tradicionalista em matéria de origami. Gosto de testar, experimentar novos materiais e seus usos. O que vale é o resultado final e o prazer que essa arte proporciona.

Kusudamas em tecido- Orinuno

E como não podia faltar umas flores, que tal um jogo com rosas Kawasaki  como porta guardanapos, em tecido bem brasileiro, o chitão.

Porta- guardanapos em Orinuno

É claro que a moda influência um pouco, acho que nunca se usou e abusou tanto das estampas e o chitão entra nessa festa colorindo nossas vidas de modo barato e acessível a todos os bolsos. viva o chitão!

encomenda 

Depois desse colorido todo vem a calma do branco com sua pureza, sua simplicidade, sua elegância.

Havia feito um móbile todo branco para compor uma decoração branco total, mas não deu tempo de tirar foto, como outros também. Não estou reclamando! Aliás, tenho que agradecer, desde o Natal as encomendas não pararam.
visão geral dos móbiles
E assim seguem os trabalhos.
LEMBRETE:
O blog Bazar Solidário já está no ar com as fotos dos prêmios que serão sorteados na Rifa Solidária.
Já foram vendidos quase 700 números, compre um número e ajude, são apenas R$ 5,00 e os prêmios são maravilhosos(tem uma participação minha lá).
Texto da Elaine Gaspareto
Nossa amiga blogueira e artesã Ingrid Silverol do blog Artimel, perdeu tudo com as enchentes de São Paulo, se você quer e pode ajudar, leia o post da Fernanda Reali AQUI.”

Sua ajuda é valiosa para essas pessoas e não é porque já se passaram mais de 2 semanas desde o ocorrido, que as necessidades acabaram, pelo contrário, agora é quando se calcula as perdas e se busca esperança e forças para recomeçar e nós fazemos parte dessa esperança.
Até a próxima
Bjs e obrigada pela visita
Flaviane Koti

37 comentários sobre “Coleção alto verão 2011

  1. Oi Flaviane, quanta coisa linda e bem feita!!Adorei todos, especialmente o modelo floral globe, achei diferente e gostei dos tons.Abraço e muito sucesso pra você.

    Curtir

  2. Querida!Fiquei sem fôlego…queria todos aqui comigo..rsrsrsrsrUm mais belo do que o outro…sempre passo para admirar, mas desta vez luxo total…Chitão é maraaaa,quando eu era criança tinha um vestido que amava,remete à infância…Um abraço especial,,,admiro seu trabalho vc sabe!!

    Curtir

  3. Sou admiradora da cultura oriental, em especial a japonesa e esta técnica do origami/orinuno é maravilhosa.São lindas todas estas dobraduras de papel e amei a feita em tecido chitão. Parabéns pelo belo trabalho.Fica sempre com Deus.Beijinhos

    Curtir

  4. Flavi q coleção mais linda!!!!Qta coisa bonita e de bom gosto.AMEI as rosinhas nos porta guardanapos. Muito lindos e fofos. Quero comprá-las. Me mande por e-mail o valor.E OBRIGADÍSSIMA por suas visita tão querida e carinhosa ao meu bloguito. Vc é um encanto e de uma gentileza incrível. ;)Te adoro do fundo do coração.Bjs.

    Curtir

  5. Minha nossa! Tô de queixo caído, querendo fazer um comentário sem saber o que dizer. Estou sem palavras meesmoo… Estou tentando lembrar e acho que nunca vi tantos trabalhos lindos reunidos em um só post. Parabéns garota!!!

    Curtir

  6. Oi amiga!É verdade que os Japoneses amam amuletos…Esses kusudamas são lindos!Sabe, eu passei pra te dizer que o link que coloquei lá no blogue leva ao site do \”moneygami\”, e julgo que tem um vídeo e um diagrama…BEIJO CARINHOSO

    Curtir

  7. Todos são lindos, mas o vermelhão lá de cima tá um escândalo!Liiiindo!Obrigada pelo carinho, Flaviane!Meu baby vai nascer cheio de carinho das titias virtuais!

    Curtir

  8. Olá Flaviane!Que coisa linda esse seu trabalho, estou encantada.Gostei muito, pode continuar testanto, experimentando, que sua criatividade é incrivelmente linda e o resultado final nota \”10\”.Parabéns!BjsLelêhttp://jlartesanatos.blogspot.com/

    Curtir

  9. Oi querida!!Adoro esse tipo de trabalho, acho que essa delicadeza os torna mais especiais. E eles são super resistentes, né? Já conheci pessoas que faziam algo parecido e eeles não desmontavam por nada!Vi seu comentário no meu blog e adorei! Espero que continue gostando de lá, será sempre muito bem vinda!!! Sou aberta a críticas, sugestões, comentários, palpites, qualquer coisa! =)Já estou te seguindo por aqui!!Beijinhos!!http://mmansur.blogspot.com/

    Curtir

  10. Oi FlavianeTe achei no blog de uma grande amiga minha, a Isa Klein.Resolvi dar uma espiadinha e fiquei simplemente de boca aberta… Seus trabalhos são lindossssssssJá sou sua seguidora BjosObs1: Tbm moro em Maringá XD

    Curtir

  11. Nossa, Flaviane, que lindaas essas imagens! Tem que ter uma paciência pra fazer trabalhos com origami, NOSSA MÃE, eu não tenho!Lindo o espaço tb, viu? Sempre que der eu volto aqui!Bjão!

    Curtir

  12. Oi querida!!Eu acho uma boa que alguns sejam colados, pois realmente, se eu gannhasse um e ele desmontasse, não saberia refazer… a única coisa que eu consigo fazer de papel é barco e avião! ahahEntão, eu comento em bastantes blogs, e isso ajuda a divulgar bastante, pois sempre tem gente que lê o comentário (não a dona do blog) e acaba entrando. Acho que vale a pena, dá um trabalhinho, mas quando vc menos percebe, já tem um monte de gente lendo o que vc escreve!Seu blog é muito fofo, bem escrito e com figuras. Acho que isso é um ponto bom, pq às vezes a gente entra em algum blog sem pontuação, sem parágrafo, tudo junto, sem imagem… dá até preguiça de ler!!Beijinhos!!http://mmansur.blogspot.com/

    Curtir

  13. Flaviane!será q pode ser rosas? não sei dobrar …red e em chita?adorei a caixa branca com as rosas vermelhas.:Dbjones, Marta Ide

    Curtir

Os comentários estão desativados.