ORINUNO – kusudamas em tecido, rosas e envelopes

Antes era papel, não podia passar em frente a uma papelaria, agora são as lojas de tecido. Estou na febre do ORINUNO.

Geralmente, quem faz artesanato e aprende uma técnica nova fica com a imaginação a mil, e comigo não foi diferente. Comecei fazendo as carteiras, porta-moedas, chaveiros, marca-páginas, daí vieram as rosas…ahhh, as rosas, muitas rosas kawasaki, assim chamadas devido ao seu criador, o matemático Toshikasu Kawasaki. Apartir dessa vieram outros modelos.

Encontrei muitos lugares ensinando a fazer as rosas, mas foi neste AQUI que consegui faze-la, está em japonês mas é só seguir os passos clicando na seta. É um origami de nível intermediário. Tive sucesso só na terceira tentativa e foi gratificante, por isso quem não conseguiu na primeira, não desista, vale a pena.
Se me impressiona ter conseguido dobra-lá, quem dirá cria-lá.

AQUI tem um site que ensina a fazer vários tipos de rosa em origami. Muito bom!

AQUI tem uma postagem sobre as rosas de origami do Tico Volpato. Um trabalho muito bem feito, onde ele coloca link de várias rosas. Está irretocável, nem tenho muito mais a dizer. Passem lá e vejam.

Depois que fiz os chaveiros com o módulo do Brocade comecei a testar com outros módulos de kusudama, daí foram surgindo móbiles de kusudamas. Este é o resultado.

 MÓBILES DE KUSUDAMA EM TECIDO

ORINUNO

Consegui fazer o Sonobe, a variação do Sonobe, Spring, Blutenball e o  Ostrum, por enquanto.
Para essas kusudamas usei algodão, tricoline e tactel.
É sem dúvida nenhuma mais fácil dobrá-los com papel, mas com tecido fica bem interessante. Satisfação para mentes e mãos inquietas.

Para quem quiser tentar, aqui vai os diagramas.
Só não esqueçam de engomar o tecido antes.

DIAGRAMA SONOBE
DIAGRAMA OSTRUM

DIAGRAMA SPRING

Esses diagramas estão disponíveis na internet, mas se podemos facilitar e colocar em um lugar só, poupamos um tempo precioso.

O BLUTENBALL criado por Rocky Jardes, eu não tenho o diagrama, mas no Blog Diagrama&Cia tem um foto diagrama feito por ela. Link AQUI.

O diagrama da variação do Sonobe foi feito pelo Roberto Colombo. É uma pena sua ausência no Blog, mas ainda é um excelente blog, com muita informação. Link AQUI.

                                                         
ENVELOPE TSURU

Envelope tsuru em tecido

Impressiona quem vê esse Origami. Com uma simples folha de papel, se pode ter um envelope com um tsuru na frente. O melhor, é um origami de fácil execução.
Feito com tecido ele se transforma no próprio  presente.

 Link com diagrama AQUI.
 Vídeo AQUI

 ROSAS DE ORIGAMI

Rosas de origami em tecido
Sachets de rosas de Origami em tecido

Você sabe como fazer sachet com sagu? Se não sabe aqui vai a receita. que eu uso.

RECEITA SACHET DE SAGU

25 ml de essência de sua preferência (gosto de Lavanda e Erva Cidreira)

1 ml de fixador

250 gr de sagu de mandioca

Misture a essência e o fixador em um pote de vidro e acrescente o sagu, agite para que a essência se  espalhe . Deixe descançar até o sagu absorver toda a essência. Dependendo da essência, leva alguns dias. Ai é só usar.
Uso nos chaveiros, coloco nas caixas dos móbiles, etc.

Tem mais uma notícia boa. O blog da Tchami de papéis está completando dois meses e para comemorar ela vai fazer um sorteio, mas corre por que termina logo. Todas as informações nesse link.

http://tchami-papel.blogspot.com/

Hoje fico por aqui, espero que tenham gostado e se divertido,  só assim retornarão.

Bjs

Flaviane Koti

Autor: flavianekoti

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

16 comentários em “ORINUNO – kusudamas em tecido, rosas e envelopes”

  1. Olá Tuca,Seus trabalhos em tecidos estão incrivelmente lindos…Amei o delicado lilás. Parabéns pelo blog e capricho nas peças…Heloisa (Marina)

    Curtir

  2. Oi! Sou eu de novo!Me desculpe, pois não reparei nas peças em tecido, você se superou!Parabéns!Você vai abafar no final do ano, vai vender tudo.Tchau!Eliane Diorio Thomaz

    Curtir

  3. Tuquinha, Estou babando seu blog. Está fofo demais. E esses origamis de tecido, achei um barato, mas devem ser ainda mais trabalhosos. Saudade dessa pessoa doce q aprendi umas pecinhas em origami e troquei umas mudinhas. Rs…Beijo gigante p tiTeresa Gama

    Curtir

  4. Flaviane!Seu trabalho é lindo!Gostaria que me dissesse se usou goma nos tecido e como a faço!Abraço!No meu blog tem 2 variações do curler, passa lá pra conferir!artemilenar.blogspot.com Cris.

    Curtir

  5. Flaviane, acabei de conhecer o seu blog e já estou seguindo, Adorei!!! Desde pequena gosto de origami, mas não tinha quem me ensinasse, com a net ficou mais fácil…rsrsrFaço alguns marcadores de página em orinuno e me apaixonei pelas suas rosas…será que consigo?!Beijos

    Curtir

  6. Olá Flaviane, esse é um belo post com trabalhos que enchem os olhos. Suas habilidades com o orinuno são incríveis.Aproveitando a deixa, agradeço por reunir os links dos modelos junto a sua publicação!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.