Flaviane Koti

Origami Arte

Origami no cesto de lixo

Calma, não joguei os origamis no lixo, mas é de lixo e origami que vou falar.

Uma idéia simples que pode e deve ser posta em prática.

Já falei sobre o problema das sacolas plásticas na postagem sobre Furoshiki, AQUI, mas não adianta só indicar os problemas tem que dar solução ou pelo menos alternativas.
Que tal um origami feito com apenas uma folha de jornal.
Esta é a minha dica para a substituição das sacolas plásticas no cesto de lixo do banheiro, escritório, atelier, etc. Em vez da sacola plástica vamos usar  um origami feito com jornal (este que muitas pessoas jogam fora depois de ler). É super simples, rápido e fácil.
Ótima atividade para as crianças aprendem brincando e ao mesmo tempo ajudarem na manutenção da casa e do meio ambiente.

O origami que estou falando é o do Copo. Fiz um PAP com fotos, não está bonito mas acho que dá para entender.

Tem um diagrama também.

DIAGRAMA DO COPO

As crianças me perguntam se pode colocar líquido no copo, sendo este de papel?
 Resposta: Pode sim, mas tem que beber rapidinho.

Podemos usar qualquer folha de papel, mas o jornal tem um tamanho bom para o uso no cesto de lixo.
Outra pergunta;
E o lixo úmido?
Realmente, para este não serve, aí podemos usar uma sacola plástica.
Eu moro em casa onde tenho um quintal, então todos os restos vegetais vão para compostagem. (um buraco que eu mesma fiz e que revolvo com terra de tempo em tempos. Não dá cheiro ruim.)
Embora não tenha reciclagem de lixo na minha cidade, nós separamos e lavamos todas as embalagens vazias. São postas em um saco grande que se enche uma vez por semana. O que torna o lixo úmido muito pouco.
Sei que ainda não é o ideal, mas…

Nessas andanças pela internet, achei outras curiosidades relacionados ao Origami.

Um fogão a álcool, feito com uma lata reciclada, usando a técnica do origami


O fogão Cyclone é um  fogareiro ou espiriteira  a álcool , muito popular no Japão entre os campings.  Há muito tempo que  construtores japoneses de fogão usaram a arte do origami e equilíbrio em seus projetos.
O caimento e as dobras das latas são feitos de modo que elas sejam capazes de suportar o peso de uma panela pequena cheia, o designer do fogão é feito para que o ar fresco entre e gire em um turbilhão para que se mistura com o álcool vaporizado, dessa maneira trazendo mais economia e calor.

Água e  ou pedras podem ser adicionados ao álcool para atrasar o processo de evaporação. O equilíbrio é importante, se adicionar  muita água vai apagar as chamas, e não acrescentando o suficiente fará com que o álcool queime muito rápido.
Visite o site Cyclone Alcohol Stove e veja dezenas de maneiras de construir um fogão a álcool ecológico com latas recicladas.

Fonte: http://vidasustentavel.perus.com/
Site com vários projetos interessantes.

Origami high-tech – à energia solar – deixa PC mais rápido

Thays Prado
A criatividade realmente não tem limites. Agora é o origami – tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando figuras sem cortá-lo ou colá-lo – que se alia a tecnologia e a energia solar. O resultado? O nano origami, técnica que pode ser usada para a fabricação de peças tridimensionais.

Claro que esse tal nano origami não é tão simples quanto parece… Mas o que importa é que pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology MIT, de Cambridge, EUA, estão usando essa técnica para criar eletrônicos na escala nano 3D movidos a energia solar, que podem ajudar a criar memórias mais potentes para PC, além de processadores mais rápidos.
Para criar essas supermáquinas, os cientistas do MIT usam, primeiramente, os painéis solares aplicados a ferramentas convencionais de litografia para padronizar materiais 2D na escala nano, e depois os transformam no formato 3D com as técnicas de dobras do origami.
De acordo com o site científico LiveScience, os painéis solares na escala 3D  absorvem mais luz e criam mais energia, porque, geralmente, a luz refletida em uma tela plana consegue ser absorvida por um outro painel, gerando mais dobras. Isso significa que quanto mais dobras, mais energia ele é capaz de armazenar.

Este texto foi retirado na íntegra do site http://planetasustentavel.abril.com.br/
Vale a pena fazer uma visita, muitos artigos relacionados ao tema planeta sustentável.

Origami da Hermès – um luxo para poucos

A Hermes lançou há algum tempo um conjunto de papéis com várias estampas exclusivas da marca, acondicionados em um lindo  envelope de couro, ao preço módico de 750 dólares.

Adoraria ganhar um desses de  presente. Quem sabe um marajá se habilita…rsrsrs

Tenham um bom dia.

Flaviane Koti

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

6 comentários em “Origami no cesto de lixo

  1. Eu amo origami um dia vou aprender…Olha que cantinho mais fofo, vim através do Lost in japan, meu grande amigo, e olha que caminho lindo segui, vou seguir vc.com carinhoHana

    Curtir

  2. Sabe minha linda eu leciono aki no Japão, em escola brasileira, mas origami eu aprendo com as crainças,é lindo mas estou começando agora é difícil, rss, vc é muito acarinhosa obrigada pelos momentos que aki passo!!com carinhoHana

    Curtir

  3. Olá, Flaviane!Nossa, que alegria ler teu comentário, me senti muito honrada por tua \”puxada de cadeira acompanhada de café\”!!! heheheE de quebra venho aqui para falar contigo e leio esta postagem cheia de conteúdo, muchas gracias!!! Já coloquei teu blog como indicação no blog que mantenho sobre alguns origamis que fiz, tua Arte é inspiradora, parabéns!!! Um abraço!

    Curtir

  4. adorei a dobradura para cesto de lixo, uso principalmente nos cesto com lixo seco a umido.obrigado pela ideia!gabriela bastos

    Curtir

  5. Maria HelenaGostei do Origami de cesta de lixo, vi na TV e já estou usando nos lixinhos de banheiros e os que faço com duas folhas de jornal para o cesto de cozinha. Todo dia jogo eles no lixo grande que fica na area de serviço e ai esse saco platico vai para o caminhão de coleta do lixo.Precisamos divulgar mais.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: