Simbologia – TSURU

significado tsuru, dia do origami

O TSURU (grou) é possivelmente o pássaro mais velho da Terra, considerada sagrada, conta uma lenda japonesa que ele pode viver até 1000 anos.
Considerado o pássaro companheiro dos eremitas que meditavam nas montanhas, estes pessoas que acreditavam terem poderes sobrenaturais para não envelhecer. O tsuru passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa. Hoje é um símbolo de Longevidade, Felicidade e Paz.
O Tsuru hoje é a dobradura mais conhecida em todo mundo.

No Japão comemora-se o dia do Origami em 11 de novembro, nesta data o Tsuru foi oficialmente reconhecido como símbolo da Paz. A data também marca o fim da primeira Guerra Mundial. Em outros países comemora-se o dia do Origami de 24 de outubro à 11 de novembro. Nesse período acontecem eventos comemorativos e atividades por todo o mundo.

A cultura japonesa é rica em lendas. Uma delas diz que: dobrar 1000 tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, pode realizá-lo.

E já que estamos falando no Tsuru, aqui o diagrama do MARCADOR DE PÁGINA TSURU

Marcador de Página TSURU. Designer Flaviane koti, Diagramação Vera Young

A HISTÓRIA DE SADAKO e seus tsurus

Quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, a menina Sadako tinha 12 anos. Foi ferida contudo ainda teve uma infância normal. Gostava de brincar, correr, até que começou a sentir tonturas, até não mais conseguir se levantar. Levada ao hospital foi diagnosticada com leucemia, doença causada pelos efeitos radioativos da bomba.

No Hospital, a melhor amiga, Chizuko, levou-lhe papéis de Origami e contou a lenda japonesa dos 1000 tsurus. Sadako se pôs a dobrar com a esperança que seu desejo de cura fosse atendido. No entanto, ela não resistiu e veio a falecer em 25 de Outubro de 1955. Ela conseguiu dobrar 644 tsurus.

Seus amigos dobraram o restante para que fosse enterrada com os 1000 tsurus e fizeram mais. Jovens de todo país se uniram para recolher fundos e construir um monumento que eternizasse sua memória, tornando-se realidade em 1958.

No parque Memorial da Paz, em Hiroshima, foi construída uma estátua em sua memória e de todas as crianças mortas pela bomba, com os dizeres:

“Eis o nosso clamor

Eis a nossa prece

Para construir a Paz no mundo.”

Autor: flavianekoti

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.

Uma consideração sobre “Simbologia – TSURU”

Os comentários estão encerrados.