Simbologia da Kusudama

KUSUDAMA – Em sua tradução literal, bola de remédio ou bola curativa (kusu= remédio e dama= bola). No Japão, durante a Era Heian (sec. VIII à XII), havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre a cabeceira das camas dos doentes e crianças, com o intuito de afastar o mal e garantir sua saúde. Com o passar do tempo passaram a ser ornamentados, perfumados e confeccionados com a técnica do Origami. Isso ajudou a desenvolver e popularizar a arte e a tradição. Os cristais e contas simbolizam a energia que sai da Kusudama, como a água que escorre por um fio… Os cordões abaixo servem para distribuir e espalhar a energia, para pessoa e ambiente. Atualmente é usado em comemorações, decoração, presente para pessoas queridas, sempre com o desejo de Saúde, Proteção e Felicidade.

Mini Kusudama Floral Rosas. Rosas de Vera Young em base de Flaviane Koti

A combinação de kusudamas, fios, contas, pompons… resulta num móbile decorativo de beleza e energia sem igual. Hoje temos incontáveis variedades de modelos criados e outros tantos sendo desenvolvidos por dobradores do mundo todo. Na Galeria do site, em Kusudamas autorais, você encontra os modelos que criei. E na sessão Diagramas e Tutoriais, há vários disponíveis para dobrar

Móbiles de kusudama (bolas curativas) para decorar e atrair boas energias.
Móbiles de kusudama, designer Flaviane Koti. Modelos publicados nos livros Origami em Flor e O Origami e o Tempo
Kusudama origami em móbile, Vida, designer Flaviane koti

Curiosidades

Uma Kusudama é feita de módulos, com papéis quadrados, retangulares, pentagonais, etc, igualmente dobrados ou não. Pode ser composta de 6, 12, 30, 60, 270… módulos. O tempo de execução varia de acordo com o modelo, quantidade de módulos e dobras no papel. Duas, três ou mais horas dobrando uma kusudama é comum. Um trabalho artesanal que requer tempo e dedicação. Algo assim só pode ser repleto das melhores energias!

Escrito por

Alguém que adora dobrar, criar, dar formas às ideias malucas... Se diverte e é feliz assim.