Som de verão

Natal chegando e junto vem o verão. Muito calor e dias longos. Época de festas, férias, viagens…
Todas as estações tem suas belezas e particularidades e o verão, entre suas particularidades tem um som característico, na verdade, para mim tem dois:


Um é o das cigarras que “cantam” com vontade, assim sei que o verão chegou oficialmente.


O outro som  talvez seja pouco conhecido mas tenho certeza que, quem morou no Japão vai reconhece-lo.


É o som do “Fuurin” 風鈴 ou Sino dos Ventos. Presente nas varandas das casas japonesas, eles anunciam a chegada do verão.





SINOS (FUuRIN)


Furin são os pequenos sinos que soam com o movimento do vento. São feitos de metal ou porcelana e ficam suspensos nos galhos das árvores ou beiral das casas. A peça de papel pendurada sob o sino, na qual pode trazer a inscrição de um poema ou um pedido, ao ser soprada pelo vento provoca o tilintar dos sinos.

No Japão, é um som típico de verão ao provocar a sensação frescor da brisa.
Nos últimos anos, as técnicas de fluxo de energia aplicadas pelo Feng Shui têm provocado a demanda por esses pequenos sinos, agora montados formando um conjunto com uma variedade de sons e desenhos.



Para os japoneses o som do sino traz a sensação de frescor nos dias quentes de verão, pois é a brisa que faz o sino tocar.
Lembro-me, na estação do verão, ao voltar para casa depois do trabalho, o som desses sinos nas casas por que passava…



Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar para comprar mas o legal é que podemos fazer o nosso Fuurin e de ORIGAMI.

Pesquisando sobre esses sinos encontrei o Blog da Maria Dobradura com uma postagem completa sobre esses sinos de origami, entre outros tantos trabalhos legais, sempre com muitas dicas.

Aqui o  diagrama e o vídeo, feito por ela, para confeccionar o Fuurin.


Obrigada Maria.

Então, que tal fazer o seu!? 


Inspiração não falta

Aqui se encontra onde e como é feito os sinos tradicionais.



Fuurin



Não perdi tempo e fiz vários de origami para presentear amigos e dar às boas vindas ao verão. Não tem o mesmo som que os tradicionais de porcelana ou vidro mas me encanta do mesmo jeito.
E o que vale é a intenção.



Segundo o Feng shui o som do sino interage com a energia da pessoa, acalmando-a, então aconselha-se deixar em lugar com brisa suave para que o som seja suave.


Acredita-se que seu som atrai sorte e proteção.
Vai duvidar?
Eu não.



O meu já está pendurado na minha varanda. Não tem um poema mas um pedido.

PAZ E RESPEITO




Bjs


Flaviane Koti

11 comentários sobre “Som de verão

  1. Olá Flaviane.Obrigado por visitar meu blog e pelos cumprimentos.Os seus trabalhos são demais!Tb gostei do nome do seu blog terapia do papel. Para mim, fazer origami é uma verdadeira terapia. Acalma e me põe nos eixos.Parabéns e tudo de bom.

    Curtir

  2. Olá, Flaviane!Que post lindoooooooooooo!Fiquei encantada! Vou fazer, já tenho uns guizinhos pedindo para serem usados.Obrigada por compartilhar.Beijos e abraços.

    Curtir

  3. Flaviiiiii, FELIZ NATAL e um 2011 repleto de alegrias, paz, suce$$o e saúde!!!Grande abraço para vc e toda sua família.Ahhhh, lindos os sinos. Super delicados!!! Bjão. ;*

    Curtir

  4. que bacana, Flaviane! vc não só ensina a fazer as coisas aqui mas dá todo um panorama cultural, o significado, agregando muito mais valor e conteúdo para a arte do origami.eh isso aiVim aqui te desejar um feliz 2011 e te agradecer pela amizade e bom sentimento do ano de 2010! Que vc tenha um novo ano especial em sua vida, repleto de coisas boas, que seja um grande ano!Muito obrigado por tudo!

    Curtir

Os comentários estão desativados.